segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cuidados com o rosto

O rosto é o nosso cartão de visita, pelo que é fundamental que cuidemos dele para que esteja sempre bonito e jovem. É essencial uma rotina diária de cuidados básicos que minimize os efeitos negativos do stress, sol, vento, frio, alterações hormonais, poluição,... Mulheres de todas as idades devem criar o hábito desde cedo, de modo a que sejam evitadas algumas rugas precoces e o envelhecimento acelerado.

O primeiro passo dos cuidados diários consiste em limpar a pele. A limpeza da pele do rosto é fundamental para eliminar algumas células mortas, secreções naturais da própria pele, resíduos de maquilhagem e de poluição. A sua limpeza é fundamental para que os cosméticos penetrem com mais facilidade.
O produto deve ser adequado a cada tipo de pele e deve evitar-se o sabão comum. Como alternativa há à venda diversos produtos especializados na limpeza do rosto e que serão menos agressivos para a pele. 

Na lavagem do rosto, o ideal é utilizar a água à temperatura natural ou ligeiramente aquecida, pois, se por um lado a água quente vai estimular as glândulas a produzirem um excesso de óleo, uma vez que, após o seu uso, a pele fica ressequida, desidratada e busca estabilidade produzindo mais óleo; por outro, a água muito fria provoca um choque térmico na pele, que pode provocar, em médio prazo, alterações róseas na estrutura da pele.

Fazer limpezas mais profundas uma a duas vezes por semana também é essencial. Essas devem ser feitas através da esfoliação da pele e/ou aplicando máscaras de limpeza faciais.

A tonificação é um complemento da limpeza que deixa a pele uniformizada, proporciona elasticidade e beneficia o tónus dos músculos faciais. O tónico vai ajudar a remover quaisquer impurezas que tenham permanecido na pele, ao mesmo tempo que vai ajudar a restaurar o seu ph natural.

O passo seguinte, que é essencial, é a hidratação que repõe a humidade da pele, suaviza as tensões e suaviza as rugas. A hidratação previne o envelhecimento porque ela cria uma película que protege a pele para as exposições. A ingestão de cerca de 2 litros de água por dia também ajuda bastante à sua hidratação e deve ser tida em conta.

É indispensável a aplicação de um bom protector solar antes de sair de casa. Os danos provocados pelo sol são uma das principais causas de envelhecimento da pele, mas podem ser evitados através da utilização de um protector acima de SPF 30, que protege a pele dos raios solares nocivos. (Existem no mercados produtos 2 em 1 que facilitam... ou creme hidratante com protecção solar, ou base com protecção solar).

Existe uma grande variedade de produtos no mercado para seguir todos estes passos. Mas, caso interesse, também existem inúmeras alternativas com produtos feitos em casa e que facilmente são encontradas as suas receitas na internet.

Importante nunca esquecer: limpeza e hidratação do rosto 2 vezes ao dia (de manhã e à noite) e NUNCA dormir com maquilhagem.




Sigam-nos no facebook AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...