sexta-feira, 5 de julho de 2013

O desenvolvimento do bebé aos 8 meses

O baby G. fez 8 meses no passado dia 25 e cá estou eu a falar do desenvolvimento dos bebés dessa idade.

Por norma, nesta fase, o bebé tem um grande progresso ao nível motor, de coordenação, equilíbrio e desenvolvimento mental.
Ao gatinhar ele ganha independência, conseguindo percorrer toda a casa em busca daquilo que deseja. É super engraçado ver a rapidez com que se descola de um lado para o outro.
Com o gatinhar, o bebé rapidamente começa a mostrar vontade em colocar-se de pé. Sofás, móveis, pernas do adulto… Tudo é visto por ele como um excelente apoio. Isto é possível, uma vez que ele já tem bastante proeza e equilíbrio. Embora tenha força, ainda não consegue manter-se firme ao ponto de largar as mãos.
A motricidade fina está-se a aprimorar, sendo já possível pegar pequenos objectos. O bebé está numa fase em que gosta de ver e ouvir os objectos cair no chão, já o fazendo com intencionalidade. Adora! E por isso repete-o imensas vezes.
Agora as suas emoções são mais perceptíveis. Ele já faz gracinhas, como bater palminhas, e participa activamente nas brincadeiras propostas.
Já reconhece o seu nome quando é chamado.
Começa a articular sons, balbuciando sílabas, a testar a sua voz e os sons que produz.
É altura de começar também a perceber a permanência dos objectos, que estes não desaparecem quando estão fora do seu raio de visão.
A sua visão é quase igual à do adulto (clara e com percepção de profundidade). Embora consiga ver melhor ao perto, reconhece perfeitamente pessoas e objectos que estejam mais longe.


Actividades aconselhadas:

- Explorar todas as características de um brinquedo em conjunto (carregar em teclas, virar páginas, rolar cilindros, …);
- Explorar todo o tipo de brinquedos que envolva uma acção-reacção;
- Reforçar as capacidades linguísticas fazendo bastantes descrições do que vê, como dizendo o nome das formas, cores, animais…;
- Incentivar a empurrar ou gatinhar atrás de um brinquedo, de forma a exercitar os músculos;
- Ensinar a brincar com brinquedos de formas e construções;



Sigam-nos no facebook AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...