quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O sono do bebé

A chegada de um bebé à família é extraordinária! Ter nos braços aquele novo ser, totalmente dependente de nós, que passa a ser a nossa nova força, a nossa motivação, a nossa vontade de fazer mais e melhor… Que nos dará imensas alegrias e uma enorme vontade de viver, de cuidar… Mas que também nos dará preocupações e nos trará algum cansaço.

Muitas vezes, e num primeiro momento, a altura mais crítica, após a sua chegada, é a da noite, uma vez que os ciclos de sono de um recém-nascido são mais curtos que os do adulto, sendo frequente este acordar. Além disso, a rapidez da digestão do leite ou as necessidades de conforto e afecto são outros factores determinantes do seu acordar nocturno.

O importante é garantir que o bebé dorme as horas necessárias, uma vez que esta é a sua principal actividade, responsável pelo seu crescimento e desenvolvimento saudável.

O tempo de sono é variável de bebé para bebé, sentido este necessidade de descansar quando se sente cansado, acordando quando tiver recuperado energias.

Enquanto que nas primeiras semanas os ciclos de sono são muito curtos, estes tendem a aumentar gradualmente, havendo bebés que por volta dos 3 meses de idade já dormem a noite inteira. Mas, como em tudo, cada bebé é um bebé e esta situação pode verificar-se mais tarde, ao final de vários meses ou, em alguns casos, até anos.

De qualquer modo, é sempre conveniente falar com o pediatra para que este faça uma análise do bebé, nomeadamente ao nível do peso e do seu estado de saúde, pois existem situações específicas em que será recomendado acordá-lo durante a noite para o alimentar.

Apesar de não ser possível controlar o sono do bebé, há situações que podem ser tidas em conta e que poderão ajudar a que este prolongue os sonos da noite.

Nos primeiros meses de vida é conveniente o bebé dormir perto da mãe (no mesmo quarto), o que lhe transmitirá confiança, para além de permitir que os pais tenham uma maior noção do que se passa com ele e de todos os benefícios em relação à amamentação.

Por volta dos quatro meses, é importante ensinar o bebé a adormecer sozinho, sendo recomendado colocá-lo no berço ainda acordado. Pode embalar-se numa fase inicial para que se acalme e se sinta acarinhado e aconchegado. Falar com ele baixinho ou cantar-lhe uma canção ajudará até que este tenha sono. A voz e o contacto físico são determinantes neste processo.

É importante que o bebé faça sestas a meio da manhã e a meio da tarde, sempre à mesma hora. Caso a sesta do final da tarde se prolongue por mais de 3/4 é aconselhável acordá-lo para que brinque e intervale o sono, dormindo melhor à noite. É importante criar esta rotina de sono e fazer perceber o bebé que deverá dormir mais de noite do que durante o dia.

Outras rotinas que poderão ser estabelecidas para o final do dia e que ajudarão o bebé a acalmar e relaxar são o banho e a massagem. Tudo isto fará com que o bebé comece a associar a hora de dormir ao prazer.

Em suma: um banho, uma massagem e/ou uma canção de embalar, seguidos de um beijinho e do deitar será uma excelente rotina a estabelecer, que ajudará neste processo de noites tranquilas.

Por outro lado, o factor ambiental também deve ser tido em conta. Ter um ambiente nocturno menos iluminado, pouco ou nada ruidoso, confortável e ameno é fundamental. Caso o bebé acorde durante a noite, deve-se manter o mesmo ambiente calmo, bem como evitar brincadeiras com o bebé de modo a que este não desperte e volte a adormecer.


É importante lembrar que os bebés devem ser deitados de costas e não de barriga para baixo, excepto em alguns casos específicos, como bebés prematuros ou com limitações respiratórias. Mas nada como o médico para fazer o melhor aconselhamento.


Sugestões de iluminação:
Atelier da Tufi

Vertbaudet

Vertbaudet

Zara Home

Zara Home
Cristiana Resina

Cristiana Resina

Chicco


Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...