domingo, 22 de dezembro de 2013

Especial Natal: Gourmets Amadores

Última segunda-feira antes do Natal. Último dia da rubrica Especial Natal, com a presença de uma blogger de culinária convidada.
A Suzana vem de uma família onde a cozinha tem um papel central e tudo é discutido à mesa. As alegrias e as tristezas, as celebrações e os dias normais. Depois de falar sobre comida a toda a hora e fotografá-la em casa e nas viagens durante anos, decidiu partilhar essa paixão. Em 2007 começou o Gourmets Amadores, um blog que retrata as aventuras e desventuras da sua cozinha e as experiências gastronómicas, as viagens e a vida de todos os dias da sua família.

Cá em casa o Natal vem envolto em açúcar e canela, beijos melados e carinho embrulhado em papel de arroz. Sem fitas nem laços, o melhor presente é servido à mesa e partilhado nos sorrisos de miúdos e graúdos em sonhos, rabanadas e taças de aletria. Não é Natal se não houver aletria. Esta é uma versão sem glúten e sem lacticínios, com massa de arroz e leite de coco. Taças preparadas e colheres em riste. Canela e compota de pêra e vinho do Porto para os crescidos, cacau e um quadrado de chocolate para os pequenos.

Festas felizes!


Aletria de arroz e coco

serve 6-8

80 g vermicelli de arroz*
400 ml leite de coco para culinária
80 g açúcar amarelo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) raspa de limão
2 gemas grandes, batidas ligeiramente
canela para polvilhar ou cacau em pó

Coloque a massa num prato fundo e cubra com água a ferver. Deixe hidratar e absorver a água. Num tacho, misture o leite de coco, o açúcar, o sal e a raspa de limão. Quando a mistura aquecer (não deixe ferver) junte a massa. Retire do lume e adicione as gemas, mexendo sempre. Leve de novo ao lume e mexa até engrossar (2 minutos). Com uma tesoura, corte a massa repetidas vezes. Deite em taças individuais.
Para servir, polvilhe con canela e junte compota de pêra com vinho do Porto (opcional) para os adultos e polvilhe com cacau e um quadrado de chocolate para as crianças.


* o vermicelli de arroz encontra-se nos supermercados asiáticos.



Muito obrigada, Suzana!

Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...