sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tenho imenso orgulho e amor no coração!

Ontem foi dia de ir à escola receber as notas da Francisca. Muito responsável e empenhada, sei que deu o seu melhor e isso reflectiu-se nas notas que fazem com que faça parte do Quadro de Honra da escola. Um verdadeiro orgulho!

Hoje foi a vez do Martim que, ao contrário da Francisca e com os seus problemas de desenvolvimento, não consegue acompanhar a turma. Tem o seu ritmo próprio mas também vai fazendo progressos. A nível escolar já sabe as letras e os números e sabe escrever algumas palavrinhas. O que é muito bom! Mas para mim a grande vitória deste ano foi o facto de ter, definitivamente, deixado a fralda, como vos falei aqui

Outra vitória que não posso dizer que está adquirida, mas está muito bem encaminhada é a da fala. Acho que, finalmente, com 7 anos (quase 8) o Martim está a começar a dizer as primeiras palavras. Palavras intencionais. É tão importante! A comunicação é um ponto fulcral. O que para muitos pais de crianças ditas normais são pequenos nadas, são coisas adquiridas naturalmente com a idade, para nós, pais de meninos especiais, são vitórias incríveis. São pequenos "nadas" que nos fazem festejar como se fosse o maior dos acontecimentos. E para nós é! Exige muito trabalho, muita paciência, uma grande entrega e capacidade de adaptação, mas vale tanto a pena. E o amor é a chave de tudo!

Tenho tanto orgulho no meu Martim! Apesar de todas as dificuldades e contratempos, apesar de algumas pessoas menos correctas que se vão cruzando connosco, nós conseguimos... Ele consegue e vai conseguir! Consegue-o porque tem uma família que o ama incondicionalmente e que lhe tenta proporcionar tudo o que é possível para que ele progrida. E, acima de tudo, para que seja uma criança feliz. Consegue-o porque algumas pessoas que com ele trabalham, esforçadas e empenhadas, tratam o Martim com todo o carinho e sem preconceitos, procurando que ele consiga mais e melhor. Consegue-o porque tem amigos. Amigos para quem ele é tão importante e o ajudam também quando é preciso. Amigos que o mimam muito, que o acompanham, que estão do lado dele. E consegue-o porque nós adultos também temos pessoas importantes que têm sempre uma uma palavra para nos dizer ou uma orientação para nos dar, nas alturas mais complicadas. Nisto, os meus pais e alguns amigos têm um papel fundamental! Love you all!

E por aqui me fico, no auge das minhas emoções.

Sigam-nos no facebook e no instagram!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...