quarta-feira, 16 de julho de 2014

Família numerosa: o meu projecto de vida

Depois de ter partilhado este artigo no facebook e de ler os comentários, decidi deixar a minha opinião.

Obviamente que ter um filho é, acima de tudo, um acto de Amor. Com ele, vem ao de cima o melhor que há em nós: entrega, generosidade, paciência,... Por ele tudo faremos para que seja feliz e para que leve os melhores ensinamentos da vida.

Há imensos casais no nosso país, ao contrário do que se pensa, que optaram por multiplicar o seu amor por mais do que um ou dois filhos. Para muitos, um acto de loucura. Para outros, um acto de coragem. Enfim... Ao contrário do que pode parecer, não é um bicho de sete cabeças, desde que estejam reunidas determinadas condições que o permitam.

Muitos acham que as mães de muitos se vêem "obrigadas" a ficar em casa a tomar conta dos filhos, enquanto o marido trabalha fora. Mas não tem de ser assim. Eu, por exemplo, trabalho fora de casa, na área em que me licenciei, e por conta de outrem. Tenho a vantagem de me ser permitido praticar um horário de trabalho adaptado às minhas necessidades, com o qual posso fazer todo o acompanhamento necessário às crianças (levar à escola, ir buscar, ajudar nos tpc, acompanhar terapias do M., ...). Claro que esta disponibilidade é um grande factor a ter em conta.

Também se tem muito a ideia de que se um filho dá imenso trabalho, muitos darão muito mais. Claro que todos dão trabalho e exigem atenção, mas não nos podemos esquecer de toda uma organização que acaba por estar implícita ao facto de serem muitos, onde a colaboração na divisão de tarefas e a diversão entre todos, acaba por tornar mais fácil a vida dos pais. E, cá entre nós, os miúdos só têm a ganhar.

É verdade que todos queremos dar tudo aos nossos maiores amores. Mas esse tudo é relativo. Para alguns podem ser bens materiais, colégios caros, viagens,... Para outros serão irmãos, havendo assim um maior desprendimento da parte material. Claro está que será sempre necessária uma boa gestão orçamental. No nosso caso, os mais velhos estudam em escolas públicas, ao nível da saúde são acompanhados no SNS, as últimas gravidezes foram acompanhadas na maternidade, há roupas que passam de uns para outros, os brinquedos são todos partilhados, ... Com isto não quer dizer que, esporadicamente, não haja um ou outro excesso.

Não concordo de todo quando ouço dizer que o apoio da família é um factor fundamental para se ter filhos. Na minha teoria, o casal deve ter filhos de acordo com a sua capacidade para cuidar deles sozinho, sem estar dependente de terceiros. Com isto não quero dizer que não se tenha apoio familiar, ou de amigos, whatever. Será sem dúvida uma mais valia.

Outro factor em que muitos pensam é a casa. Mas será isso um problema? A partilha de quartos é uma excelente opção quando não se pode ou se tem interesse em mudar de casa, mas se quer aumentar a família. Aliás, é o que acontece por cá e eles adoram. 

Se a casa pode não ser um problema, o mesmo já não digo relativamente ao carro. É impossível passar do terceiro para o quarto filho sem trocar de carro. Bem como passar do quinto para sexto. Aí sim, é necessário um grande investimento que nem sempre está ao alcance de todos. 

No geral, tudo se arranja. Tudo se consegue. Com muito trabalho e  algum sacrifício é certo. Mas tudo é possível.

Há dias maus, em que já não se aguenta ouvir um choro, uma birra ou uma zanga, mas felizmente são uma minoria. Tudo o de bom que nos traz uma família numerosa supera em muito.

Foi a melhor decisão que tomámos na vida!

Sigam-nos no facebook e no instagram!

9 comentários:

  1. partilho exatamente a mesmíssima opinião:)..sendo assim eu e o meu marido já não se achamos uns loucos por pensarmos assim

    ResponderEliminar
  2. Concordo e só tenho a acrescentar que "dias maus, em que já não se aguenta ouvir um choro,..." podem surgir perfeitamente quando se tem apenas um filho.

    ResponderEliminar
  3. Isso do carro, por favor...
    os carros caros são todos de poucos lugares, nunca de 3 para 4, nem de 5 para 6 filhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não falei de carros caros. Referi-me sim a investimentos necessários quando se quer passar de um terceiro para um quarto filho, ou de um quinto para um sexto, e a lotação do carro está lotada, sendo realmente necessária a aquisição de um novo veículo.
      Claro que neste investimento é possível optar por carros de gama mais alta (sim, existem!) ou não, mas é sempre um investimento!
      Depois a noção de caro é muito relativa, pois o que é caro para mim pode não o ser para si. ;) Adapta-se à realidade de cada um. :)

      Eliminar
    2. vocês são fantásticos, só tenho 2 filhos (um casal), mas confesso k gostava de ter mais, e isso não esta fora de questão, cresci numa família grande, só tenho uma irmã, mas tinha muitos primos e sempre partilhamos, as roupas passavam de uns para os outros e por vezes ate o calcado, brincávamos todos juntos, no natal ao final da ceia íamos para as casas uns dos outros. enfim tempo k eu recordo com muita saudade, infelizmente agora andamos um pouco separados pela fronteira da vida, a maior parte foi para o estrangeiro e só nos vemos de ano a ano. continuem a acreditar na família e a maior riqueza k podemos deixar de herança aos nossos filhos. PARABENS

      Eliminar
  4. Apesar de ter só três filhos não podia estar mais de acordo!
    Sempre acreditei naquela máxima "se queres ver uma criança feliz dá-lhe um irmão", o que vai ficar na memória dos nossos filhos não são as roupas de marca, nem os brinquedos caros mas sim as mil e uma brincadeiras e até brigas que têm entre eles...
    Ter uma família numerosa é uma bênção, parabéns pela família que têm, pelo amor que lhes dedica que se vê em cada post, em cada foto que gentilmente partilha!
    Um beijinho e bom ano novo!
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo ipsis verbis com o seu comentario. Sou uma mae de 3 a tentar ter o 4,mas com necessidade de algubs tratamentos e algumas pessoas incluindo alguns familiares,amigos e ate medicos acham que somos malucos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...