quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

3 anos e 3 meses depois... Chegou ao fim!


Foi há precisamente 3 anos e 3 meses que nasceu o caçula cá de casa. O maior bebé de todos, com 3,780kg, chegou para trazer ainda mais alegria à nossa casa e, com ele, iniciou-se um novo processo de amamentação.
Confesso que as duas primeiras semanas não foram fáceis. Logo de início houve reacções à sucção e apareçam as gretas, chegando ao ponto de sangrar. Tive dores sim. Muitas! Mas a minha vontade de amamentar era maior do que qualquer contratempo e não desisti. Duas semanas depois, a gretas sararam e nunca mais tive problemas. Leitinho sempre pronto, à temperatura adequada, em qualquer lugar que estivesse, nunca faltou.
E assim foi passando o tempo! Um ano. Dois anos. Aqui já a ouvir alguns comentários de que já era tempo demais. 3 anos. E pronta para muito mais. 
Mas a verdade é que, apesar de ainda ter leite, cheguei a um ponto em que a amamentação me começou a cansar. E não era assim que queria continuar. 3 anos e 3 meses de noites interrompidas por um bebé que virou menino é dose. E estava na altura de fazer a mudança.
E assim foi! Durante alguns dias fui convencendo o meu menino crescido de que estava na altura de deixar de mamar até que, apesar de continuar a deitar-me com ele todas as noites para o adormecer, ele deixou.
Somos loucos um pelo outro. Tenho certeza que sempre seremos. Mas estes nossos momentos só nossos chegaram ao fim. Temos e teremos muitos outros, com toda a certeza!

Como sempre defendi, a amamentação é uma opção de cada mamã e de cada bebé, que deve ser respeitada qualquer que seja a decisão, de curta ou longa duração. Nunca será isso que definirá o quanto amamos os nossos filhos, nem nunca será isso que fará de nós melhores ou piores mães. Acima de tudo, o importante é que todos se sintam bem.

Sigam-nos no INSTAGRAM

4 comentários:

  1. Tambem amamento ha 3 Anos e 4 meses e nao me arrependo e ja fui MTO criticada a minha princes a é que manda.

    ResponderEliminar
  2. Também amamentei a minha M durante 3 aninhos deliciosos! E sim, também tive momentos de extremo cansaço, em que senti um buraco debaixo dos meus pés, mas a natureza é uma coisa mágica! Quando o meu corpo encontrou o equilíbrio que sempre soube estar aqui, foi PERFEITO! Hoje digo-o com tanto orgulho e amor que mal me cabe no peito! Sim, sinto alguns olhares calados de vez em quando! Mas ninguém me tira este miminho que vou guardar no coração para sempre!!!

    ResponderEliminar
  3. Ficamos tranquilas porque dama o nosso melhor. Eu amamentei os meus até quererem. Com o mais velho, foi complicado e ouvir terceiros não ajudou nada. Mas persisti com o apoio do marido e da minha mãe, seguindo os conselhos do pediatra da maternidade. Fiz amamentação mista. Quando aprendi a ignorar os comentários de terceiros, correu sem percalços com a mais nova que nunca precisou de suplementos!!!

    ResponderEliminar
  4. Amamentei o meu primeiro filho 4 anos, óbvio que todos diziam que já era tempo a mais que já devia ter parado... Mas não liguei quando chegou a altura certa ele próprio disse que já não queria mais. Estou grávida de 5 meses e espero conseguir amamentar também, no país onde estou actualmente os médicos aconselham até aos 6 meses... Pois espero poder amamentar novamente quanto tempo o meu bebé querer.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...