sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Separar os bons dos maus alunos é uma burrice!


Na opinião do psicólogo Eduardo Sá, “Separar os bons dos maus alunos é uma burrice!” Segundo ele, “quanto mais solidária, melhor é a escola”, reforçando que “ter ao nosso lado alguém que tem muitas dificuldades nalguma área em que tudo nos parece simples é uma bênção, porque nos ajuda a ser humildes”.

Eu não poderia estar mais de acordo!

Faz-me confusão ouvir algumas colegas de trabalho contarem que, nas escolas dos filhos, há disciplinas em que dividem as turmas, separando os melhores alunos daqueles que têm mais dificuldades, tendo estes aulas em salas distintas. Quando ouço, não consigo perceber o seu fundamento, apenas conseguindo pensar que, felizmente, na escola dos meus filhos não existe esse procedimento. Não faz sentido nenhum!

Inclusão, integração, solidariedade, humildade, aprender a lidar com as diferenças (vamos mais além e alarguemos o leque não apenas aos ditos “maus alunos”, mas a todos os meninos com necessidades especiais) … Todos têm a ganhar com o convívio mútuo, com a aprendizagem mútua. Nos vários percursos da vida nunca convivemos apenas com um padrão, mas sim com a pluralidade, que muito contribui para uma melhor aprendizagem. Ninguém aprende sozinho, sendo também fundamental aprender a ser um bom ser humano.

E nunca esqueçamos o papel dos professores que têm o dever de saber lidar com a diversidade.

Ouçam na íntegra a opinião do psicólogo Eduardo Sá, na entrevista dada à Pais&filhos/TSF.


Sigam-nos no INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...